exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

O New Shepard já descolou. E o turismo espacial deu um passo em frente

A Blue Origin não confirmou oficialmente, mas sabe-se que o sistema New Shepard descolou novamente este domingo e regressou passados dez minutos, em segurança.

  • 333

Exame Informática

O New Shepard voou durante dez minutos e a cápsula atingiu 107 quilómetros de altitude. Batido o recorde, o foguetão e a cápsula regressaram em segurança. A missão partiu do Texas, ao meio dia de domingo, hora local.

A empresa de Jeff Bezos pretende capitalizar este sistema para fomentar o turismo espacial. Ariane Cornell, porta-voz da Blue Origin, descreve uma experiência onde os turistas chegam ao Texas numa sexta-feira, passam um divertido sábado a treinar e depois são lançados para o espaço no domingo. Segundo o ArsTechnica, a transmissão dedicada a esta missão focou-se bastante na experiência de utilização e não tanto nos pormenores técnicos.

A Virgin Galactic vende bilhetes para viagens semelhantes por 250 mil dólares. A Blue Origin não avançou ainda com os seus custos, mas Bezos afirmou em 2016 que teria um preço competitivo com os rivais.

Os testes com passageiros devem começar no final deste ano, com os primeiros voos comerciais a serem realizados no início de 2019.