exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Husky: o robô aguadeiro já começou a mudar tradições na Índia

Hugo Séneca

  • 333

Um robô que transpor 20 litros de água e comunica com habitantes tem vindo a ser testado numa aldeia do Sul da Índia

Como em todas as aldeias indianas, a dura tarefa de ir buscar água ao poço cabe às mulheres. Em Ayyampathy, no estado de Tamil Nadu, sul da Índia, essa missão milenar mantém-se – mas com uma diferença: hoje, há 11 voluntárias que se fazem acompanhar de um robô de quatro rodas que as ajuda a distribuir de porta em porta água para a população de cerca de 200 habitantes.

O projeto tem vindo a ser desenvolvido em parceria com investigadores da Universidade de Glasgow, Escócia, e da Universidade da Kerala, Índia. No centro da cooperação está um robô da Clearpath Robotics, que foi adaptado para transportar cerca de 20 litros de água em diferentes garrafas e comunicar com os habitantes através de uma voz sintetizada, explica o The Express.

Além de pretender criar novos métodos de distribuição de recursos essenciais, o projeto pretende fomentar a inclusão digital de populações mais remotas, que habitam em zonas rurais – e que, potencialmente, terão menos contacto com as tecnologias.

Segundo rezam as crónicas, o robô aguadeiro foi bem recebido pela população. São várias as vozes que garantem que a máquina tem vida própria, apesar de todos saberem que se trata de um autómato que pode ser controlado remotamente. Um terço dos inquiridos terá considerado que o Husky é feminino, apesar de ter sido escolhida uma voz sintetizada masculina para interagir com os diferentes utilizadores.

Pode ver conhecer os detalhes do projeto e ver o Husky em ação nas ruas de Ayyampathy, clicando neste vídeo que se encontra integrado nesta página.

  • 333