exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

PR2: o robô que consegue ajudar humanos a vestirem-se

Exame Informática

  • 333

Investigadores do Georgia Institute of Technology desenvolveram um robô destinado a ajudar pessoas a vestir-se. A inovação pode ser útil para pessoas com deficiências ou dificuldades em colocar a sua própria roupa

Exame Informática

O PR2 da Willow Garage foi alterado pelos investigadores da universidade dos EUA. A equipa usou redes neurais para o ensinar a vestir um humano com cuidado e sem o magoar. Segundo os cientistas, o robô fez mais de 11 mil simulações, uma vez que seria complicado sujeitar um humano como “cobaia” para o sistema aprender. A Cnet noticia que nem todas as simulações correram perfeitamente bem, com o robô a exercer demasiada força em determinadas circunstâncias.

Zackory Erickson, um dos alunos que está a coordenar o estudo, explica que «o robô aprendeu, num único dia, o que a pessoa sente fisicamente ao vestir-se». O PR2 usa então essa informação, em conjunto com o sentido do toque e da força, além da visão, ajustando depois o movimento necessário para ajudar a pessoa a vestir-se.

O PR2 demora cerca de dez segundos a vestir uma manga, mas ainda não há qualquer indicação de que seja colocado ao dispor do público em geral.