exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Exército dos EUA cria algoritmo para calcular efeitos da cafeína no organismo

Jaques Reifman é um investigador do Exército dos EUA que desenvolveu um algoritmo para calcular a dose ideal de cafeína para cada pessoa poder atingir o seu máximo de performance.

  • 333

Exame Informática

A estratégia do Exército passa por perceber como manter as tropas acordadas e no pico da sua performance, sem afetar o descanso e as horas de sono necessárias. Jaques Reifman desenhou um algoritmo baseado em algumas experiências para indicar precisamente a quantidade ideal de cafeína que pode ser ingerida por cada pessoa, em cada momento, de forma a atingir o desempenho ideal.

A complexidade do estudo deve-se à forma única como a cafeína afeta cada organismo e cada metabolismo individualmente. A equipa de Reifman conduziu alguns testes de tempos de resposta para alimentar o algoritmo com essa informação, noticia o Quartz.

O cálculo ajuda a perceber que é possível atingir resultados semelhantes com menos 65% de cafeína ou melhorar a performance em 64% com montantes comparáveis. O estudo vai ser ainda ajustado aos militares, mas depois poderá chegar a civis que trabalhem por turnos, enfermeiros e médicos ou condutores.

  • 333