exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

NASA deteta asteroide poucas horas antes de colisão com a Terra

Um asteroide de dois metros só foi detetado pelos aparelhos da NASA poucas horas antes de entrar na atmosfera terrestre.

  • 333

Exame Informática

O 2018 LA é um asteroide que passou despercebido pelos sistemas criados para detetar corpos celestes em rota de em colisão com a Terra. Os equipamentos e especialistas da NASA só o “viram” poucas horas antes de este entrar na atmosfera terrestre a cerca de 16 quilómetros por segundo, explica o The Register. O reduzido tamanho e o baixo risco de danos terão ajudado a que passasse despercebido.

Os astrofísicos previram que a entrada na atmosfera se daria algures sobre o sul de África ou o oceano Índico. Uma câmara localizada no Botswana conseguiu captar algumas imagens do asteroide antes de este explodir a alguns quilómetros do solo.

Lindley Johnson, da NASA, explica que se trata de «um objeto mais pequeno do que estamos habituados a detetar (...) no entanto, este acontecimento da vida real ajuda-nos a exercitar as nossas capacidades e dá-nos alguma confiança de que os nossos modelos de previsão de impacto estão adequados a responder ao potencial impacto de um objeto maior».

Um alerta, mesmo que poucas horas antes de um eventual impacto de um asteroide, poderá ajudar a salvar milhares de vidas.

  • 333