exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

NASA encontrou material orgânico em Marte

A NASA publicou dois estudos ontem onde revela que a sonda Curiosity terá encontrado material orgânico com mais de três mil milhões de anos em Marte. Os cientistas vão continuar a tentar procurar indícios de vida no planeta vermelho.

  • 333

Exame Informática

Thomas Zurbuchen, administrador do Science Mission Directorate da NASA, diz que «com estas novas descobertas, Marte está a dizer-nos para mantermos a pesquisa por vestígios de vida. Estou confiante de que as missões que temos planeadas vão desbloquear descobertas ainda mais excitantes no planeta vermelho». As declarações deste responsável surgem na sequência da publicação de dois estudos que revelam a descoberta de material orgânico bastante antigo. Esta descoberta não quer dizer necessariamente que foram encontrados vestígios de vida, uma vez que podem ter sido formados através de processos geológicos naturais.

«A Curiosity não determinou a fonte destas moléculas orgânicas», explica o autor de um dos estudos, citado pelo Mashable. O outro estudo que também tem resultados promissores prende-se com a deteção de explosões de metano que aparentemente seguem um padrão.

Os investigadores acreditam que o metano em Marte encontrado pela sonda seja criado por interações geológicas básicas e que seja depois lançado para o ambiente em padrões, devido a alterações na temperatura, com maiores volumes no verão e menores no inverno.

A NASA está bastante satisfeita com estes resultados e chegou mesmo a anunciar a conferência de apresentação dos estudos com uma semana de antecedência.

  • 333