exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Investigadores sugerem transformar CO2 em combustível

Dilpesh Laxmidas

Uma equipa da canadiana Carbon Engineering propôs um sistema para captar dióxido de carbono da atmosfera a um preço competitivo e transformá-lo em combustível, o que mudaria a forma como lidamos com o aquecimento global.

  • 333

Exame Informática

A investigação ainda está numa fase inicial, mas pode vir a ser verdadeiramente revolucionária se se conseguir implementar. A solução promete captar CO2 diretamente da atmosfera com um preço a rondar os 90 e os 230 dólares por tonelada. O objetivo é depois tornar esses gases em combustível que pode ser integrado nas estruturas existentes e usado para “alimentar” carros e aviões, explica a Cnet.

A estratégia passa por conseguir combinar a utilização de fontes de energia renováveis com este tipo de energias. O projeto está ainda numa fase inicial, com os testes a acontecer numa fábrica em Squamish, na British Columbia, desde 2015.

Ainda não há indicações de quando é que este tipo de energia poderá chegar ao mercado. A equipa liderada por David Keith, entregou as provas iniciais para que o sistema possa ser revisto pelos pares. Depois, o investigador quer continuar a provar que o sistema pode crescer organicamente, sem grandes dificuldades, e que consegue gerar energia com um baixo custo energético e económico.

  • 333