exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Investigadores criam Inteligência Artificial que prevê o que se vai fazer a seguir

Exame Informática

  • 333

Uma equipa da Universidade de Bonn, na Alemanha, revela que criou um computador com Inteligência Artificial capaz de antecipar as nossas próximas ações.

Exame Informática

Os investigadores alemães prepararam duas redes neurais e colocaram-nas a “ver” quatro horas de vídeos de humanos a preparar saladas. Os sistemas foram então ensinados a perceber as cerca de 20 tarefas necessárias para se fazer uma salada e quanto tempo demora cada uma. Depois, o sistema foi colocado a ver vídeos que ainda não tinha visto e informado sobre o que estava a ver durante os primeiros 20 a 30%. Por fim, o software conseguiu “adivinhar” ou prever quais as ações que a pessoa iria fazer de seguida, com uma precisão de 40%. Quanto mais no final do vídeo, menor é a probabilidade de acerto do sistema, explica a Cnet, podendo os resultados cair para 15%.

Os cientistas usaram a mesma técnica para vídeos de pessoas a fazer diversos pratos de pequeno almoço, com processos e resultados semelhantes.

Um dos investigadores explica que o objetivo passa por conseguir detetar o timing e a duração das atividades minutos ou horas antes de acontecerem.