Astrónomos veem buraco negro a “devorar” estrela

Os astrónomos estavam a fazer uma observação na esperança de detetarem uma supernova, mas acabaram por ver um buraco negro a engolir uma estrela que passava por perto
Uma equipa de 36 investigadores, de 26 instituições, liderada por Seppo Mattila e por Miguel Perez-Torres, a usar telescópios posicionados um pouco por todo o mundo, afirma ter observado um buraco negro a devorar uma estrela. Estas imagens podem ser usadas para perceber melhor o ambiente em que as galáxias se desenvolveram há biliões de anos.
Este é mais um dos poucos TDE, de Tidal Disruption Events, a ser captado ao vivo. Durante o fenómeno, os investigadores puderam monitorizar a formação e expansão do fluxo de material que foi ejetado quando a gravidade do superburaco negro atraiu e desfez a estrela. Um dos primeiros indicadores deste fenómeno surgiu em 2005, com a deteção de emissões infravermelhos provenientes de Arp 299, a anos luz da Terra, noticia o The Next Web. As observações subsequentes, nos dez anos seguintes, incluindo as que foram feitas usando a Very Long Base Interferometry, uma técnica que passa por conectar muitos dos telescópios mais poderosos do mundo, mostram que a emissão de ondas rádio é feita em forma de jato.
Os fenómenos de TDE são importantes para se perceber melhor como funcionam os buracos negros. Analisar estes buracos, especialmente os que estiverem localizados proximamente, pode ajudar a perceber as consequências destes eventos, incluindo como se forma os jatos rápidos de material e como se desenvolvem.
Relacionados
-
SpaceX quer bater recorde com reutilização de lançador em menos de 24 horas
A atual versão do lançador do Falcon vai ter o seu último voo no dia 29 de junho, com a 15ª missão de fornecimento à Estação Espacial Internacional. Com a nova versão, a SpaceX quer ser capaz de reutilizar o foguetão em apenas 24 horas.
-
Vem aí o medicamento que acaba com gripe com uma só toma
A Genetech está a desenvolver um novo medicamento que promete acabar com a gripe com uma única toma. A decisão do regulador dos EUA deve ser conhecida antes do final do ano
-
Volkswagen quer produzir baterias sólidas em 2025
Um investimento de 100 milhões de dólares torna a Volkswagen a maior acionista da QuantumScape, uma empresa que está a desenvolver a tecnologia de baterias sólidas.
-
Investigadores criam Inteligência Artificial que prevê o que se vai fazer a seguir
Uma equipa da Universidade de Bonn, na Alemanha, revela que criou um computador com Inteligência Artificial capaz de antecipar as nossas próximas ações.
Em destaque na Homepage
-
Chegou a Portugal o modelo de trotineta elétrica RIDE 80-XL da UrbanGlide
19.02.2019 às 15h50
-
Além da vertente tecnológica, o prémio contempla «temas relacionados com Privacidade de Dados, Segurança Informática, Auditoria em Sistemas de Informação, Cibersegurança, entre outros», refere a AP2SI.
-
-
-
-
Cada vez mais pessoas acreditam que a Terra é plana... por causa do YouTube
18.02.2019 às 20h22
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Comentários