exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Júpiter, afinal, tem mais 12 luas

Uma equipa de astrónomos acaba de anunciar que Júpiter tem, na verdade, 79 luas, mais 12 do que as que se pensava até agora.

  • 333

Exame Informática

O processo de confirmação do número oficial de luas de Júpiter demorou um ano. «São necessárias várias observações até se conseguir confirmar que um objeto orbita em torno de Júpiter», explicou Gareth Williams, do International Astronomical Union’s Minor Planet Center. O formato de uma das luas deixa antever que houve tempos tumultuosos durante a formação do sistema solar, com várias colisões a acontecer, explica a Cnet. Nove destas luas estão juntas a uma grande distância das outras luas exteriores já conhecidas e julga-se que sejam resultado de colisões entre outros três grandes corpos.

Estas luas orbitam a distâncias maiores do que as luas já conhecidas, como Europa, Io e Callisto, por exemplo. Cada um destes corpos recém-descobertos mede entre um a três quilómetros de diâmetro. Segundo Scott Sheppard, o investigador da Carnegie Institution for Science que liderou estes trabalhos, uma das luas é particularmente única, devido à órbita em que gravita. A Valetudo orbita na mesma direção que a rotação de Júpiter, ao contrário de todas as outras luas deste grupo. «É uma situação instável. Uma colisão frontal poderá levar à destruição e reduzir os objetos a pó», disse Sheppard. Caso aconteça, o incidente deverá surgir a uma grande distância da lua Europa, onde alguns investigadores estão a dirigir a busca por sinais de vida.