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Novo recorde de velocidade em competição com o Hyperloop

Hugo Séneca

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Na edição de 2018, a competição contou com o atrativo acrescido: foi a primeira vez em que os protótipos puderam participar equipados com sistemas de propulsão

Uma equipa de estudantes da Universidade Técnica de Munique ganhou a mais recente competição organizada pela SpaceX para o desenvolvimento de protótipos para o sistema de transporte Hyperloop. A competição decorreu em Hawthorne, Califórnia, e terminou no domingo à no domingo à noite com um novo recorde: 457 m/h num “pod” a deslizar num tubo de vácuo.

A equipa da Universidade Técnica de Munique fixou um novo recorde, mas ainda está apenas a meio do percurso de desenvolvimento tecnológico necessário para a meta fixada pelo empresário Elon Musk, que apresentou, em 2012, o conceito Hyperloop prometendo um novo transporte terrestre – e eventualmente subterrâneo – que no futuro será capaz de chegar aos 1000 Km/h.

A competição decorreu num túnel de 1,2 quilómetros de comprimento (a velocidade de 457 Km/h é obtida por cálculos e estimativas).

O segundo e o terceiro lugares ficaram a grande distância da equipa alemão que garantiu o primeiro lugar. No segundo lugar ficou um equipa da Universidade de Delft, da Holanda, com uma velocidade de 142 Km/h. O terceiro lugar foi alcançado pela EPF Loop, da Suíça, depois de levar o respetivo “pod” a deslocar-se dentro de um túnel de Hyperloop a velocidades de 88,5 Km/h.

Na edição de 2018, a competição contou com o atrativo acrescido: foi a primeira vez em que os protótipos puderam participar equipados com sistemas de propulsão (nas edições anteriores, a propulsão vinha de um sistema disponibilizado pela SpaceX).

O Hyperloop tem vindo a ser promovido por Elon Musk, empresário que é o mentor da SpaceX e da Tesla, em jeito de desafio junto de várias equipas e empresas que pretendam desenvolver transportes capazes de se deslocar em túneis a velocidades que hoje apenas são possíveis de avião.

No vídeo que se encontra mais abaixo pode assistir a uma pequena viagem de teste levada a cabo pela Universidade Técnica de Munique em 2017. Nesta viagem, o "pod" alcançou uma velocidade de 324 Km/h.

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