exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

NASA: TESS já está à procura de novos planetas

A foto feita pela Apollo 8, em 1968, tornou-se a mais conhecida da Terra vista da Lua. Chama-se: Earthrise

NASA

A TESS está no espaço há três meses, mas as operações arrancaram oficialmente a 25 de julho. Foi aí que as quatro câmaras começaram a trabalhar e a captar imagens em busca de novos planetas.

  • 333

Exame Informática

A NASA conta receber as primeiras observações provenientes da TESS em agosto e, a partir daí, periodicamente durante os próximos dois anos. As quatro câmaras do observatório espacial batizado de TESS estão a captar imagens de estrelas em busca de novos planetas. Esse é o objetivo principal: detetar planetas que possam passar em frente às estrelas mais próximas da Terra, noticia o The Verge. A luz destas estrelas pode ser afetada por esta passagem e esse efeito será mais fácil de detetar pelas câmaras e pelos investigadores.

A sonda foi colocada numa órbita super-elíptica para procurar planetas fora do Sistema Solar à boleia de um Falcon 9 da SpaceX, a 18 de abril. Esta órbita em torno da Terra demora 13,7 dias a ser finalizada e a TESS chega estar tão longe quanto a Lua da Terra. Quando chega próximo, a sonda tem uma janela temporal de 16 horas para fazer a transmissão de todos os dados captados para a Deep Space Network.

Apesar de estar previsto que a missão dure apenas dois anos, a órbita da TESS é tão estável que é possível que a sonda possa estar a caçar planetas durante muito mais anos.