exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Inteligência Artificial da OpenAI vence profissionais de Dota 2

O jogo foi bastante desequilibrado para o lado do sistema de Inteligência Artificial. A solução da OpenAI não deu qualquer hipótese a uma equipa composta por antigos e atuais profissionais de Dota 2.

  • 333

Exame Informática

Os sistemas de Inteligência Artificial da Open AI capazes de jogar Dota 2 venceram, há cerca de um mês e meio, uma equipa de adversários em jogo de cinco para cinco. Agora, a organização continuou a sujeitar os “agentes” a treino intensivo, o equivalente a 180 anos de jogo por dia e a equipa OpenAI Five conseguiu vencer uma equipa de três humanos veteranos, um atual jogador e um comentador de Dota 2 num desafio à melhor de três.

A equipa de humanos, composta por Ben “Merlini” Wu, William “Blitz” Lee, Ioannis “Fogged” Lucas, três ex-jogadores profissionais, David “MoonMeander” Tan, jogador atual, e Austin “Capitalist” Walsh, comentador, não teve qualquer hipótese, embora as regras do jogo tenham sido ajustadas para melhor servir as características do sistema de AI: só era possível escolher de entre 18 heróis, enquanto na versão original do jogo há mais de cem à escolha.

No primeiro jogo, os humanos não conseguiram destruir qualquer torre do sistema artificial. À segunda partida conseguiram conquistar uma e na terceira partida, quando já não havia reviravolta possível, os humanos finalmente venceram, noticia o The Verge.

O desafio pôde ser acompanhado pelo Twitch e é impressionante a aparente inexistência de qualquer indecisão do sistema a realizar os seus movimentos. A solução de Inteligência Artificial quase não precisa de tempo algum para decidir se avança, se muda para outro cenário mais favorável ou se desiste de todo.

Os criadores da OpenAI Five congratulam-se por terem conseguido passar de derrotas com equipas amadoras em maio para vitórias sobre equipas profissionais em agosto. Sabe-se que mais para o final do mês a equipa pretende enfrentar os melhores jogadores do mundo ainda no ativo durante o The International 8, da Valve.