Uma parceria VISÃO

Cientistas apertam nanocristais para transformar líquido em sólido

Uma equipa do Departamento de Energia dos EUA descobriu uma forma de manipular nanocristais para os fazer portar-se como líquidos, e expandir-se, e como sólidos, e comprimir-se.

Exame Informática

A descoberta feita no Lawrence Berkeley National Laboratory, do Departamento de Defesa dos EUA, abre caminho para desenvolver componentes de eletrónica completamente líquidos e para novidades na interação entre células e controlo de funções celulares. Os cientistas colocaram uma gota de um líquido contendo nanocristais de óxido de ferro numa solução oleosa com pequenos elementos de um polímero. De seguida, verificou-se que as nanopartículas tinhama capacidade de se comprimir, portando-se como um sólido, e de se descomprimir e voltar a um estado líquido pela ação de puxar e empurrar competitiva entre o polímero e o aditivo.

«Estamos a olhar para as propriedades mecânicas de um líquido 2D e de um sólido 2D», diz Brett Helms, um dos coordenadores do estudo, à New Scientist. Este método dispensa uma fonte de calor para a alteração do estado do material e introduz um novo componente químico que une a superfície das nanopartículas de uma determinada maneira. É a concentração deste novo componente que permite a manipulação do estado.

Estes cientistas acreditam que esta nova inovação e forma de controlar sistemas completamente líquidos vão ser úteis para interagir com sistemas vivos como células ou bactérias: «essencialmente, temos a capacidade de comunicar com elas – movê-las para onde queremos que vão ou mover eletrões ou iões em direçãoa a elas», disse um dos membros da equipa.

• iSeaBlind, a bengala tecnológica que auxilia invisuais

Investigadores do INESC TEC estão a testar uma bengala e um sistema com tecnologia GPS, Wi-Fi, RFID e visão por computador para ajudar os invisuais. A bengala liga-se ao tablet ou ao telemóvel para dar a localização e vibra em caso de deteção de obstáculos.

• Space Cobot, um assistente de astronauta desenvolvido em Portugal

Reporter EI

Estivemos no Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa para ver conhecer o Space Cobot, um robô que voa e que pode estar em microgravidade. Este drone espacial está apto a voar em qualquer direção e pode ajudar a encaminhar comunicações, transportar objetos como ferramentas, captar imagens ou buscar informação. Os próximos passos incluem testes numa mesa com almofadas de ar e ainda uma viagem de avião com várias paragens que replicam cenários sem gravidade. O desafio passa por conseguir o financiamento necessário.

• Como a Realidade Virtual ajuda na reabilitação física

Reporter EI

O VR4Neuropain usa realidade virtual para exercícios de reabilitação física. O projeto foi criado pela Collide em parceria com vários investigadores e o sistema sugere exercícios e tarefas para que os utilizadores consigam debelar lesões ou ultrapassar dores crónicas. No futuro, podem ser desenvolvidos exercícios para recuperação de acidentes vasculares cerebrais. Para já, a solução vai ser testada com um conjunto alargado de pacientes de um centro de reabilitação em Alcoitão.