Uma parceria VISÃO

NASA encontra gelo nos polos lunares

Uma investigação científica confirma agora o que já se suspeitava há algum tempo

Paulo Matos

Jornalista

Cientistas da Universidade de Brown, da Universidade do Hawai e do Ames Research Center da NASA publicaram um artigo na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) onde confirmam que existe gelo nos polos lunares. Saliente-se que estas zonas não estão expostas à luz solar, deixando-as às escuras e sujeitas a temperaturas que podem atingir os -162⁰C.

No passado, investigadores tinham-se deparado com provas indiretas que o polo sul podia ter uma superfície de gelo, mas a prova definitiva chega agora graças à análise de dados recolhidos pela Moon Mineralogy Mapper (M3) da NASA. A M3 foi lançada em 2008 a bordo da Chandrayaan-1 e é um espetrómetro de imagem, o que significa que, como explica a Cnet, tem a capacidade de medir comprimentos de ondas de luz, o que permite aos cientistas descobrir a composição de materiais. Recorde-se que a M3 já tinha ajudado a descobrir água na Lua em 2009.

Esta nova descoberta pode ser importante para as próximas missões lunares, uma vez que o gelo se encontra suficientemente perto da superfície para poder vir a ser usada como recurso em futuras expedições.