exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Avatar X, os robôs humanoides também vão para o espaço

A JAXA apresentou um projeto que visa colocar máquinas humanoides no espaço para construir bases, reparar equipamentos ou até realizar operações médicas.

  • 333

Exame Informática

A JAXA estabeleceu uma parceria com a japonesa Meltin e com a ANA para o desenvolvimento do projeto MELTANT-α. Ao abrigo desta colaboração, as três organizações querem construir mãos tão fortes e rápidas como as reais. Estes membros vão poder receber feedback háptico para que a experiência seja tão humana quanto possível. As mãos vão depois equipar os humanoides Avatar X que devem ter o espaço como destino.

Caso consigam desenvolver os robôs humanoides como pretendido, as organizações pretendem enviar enviá-los para o espaço para construir bases, fazer manutenção de equipamentos e até realizar operações médicas, sendo controlados por operadores humanos em Terra.

Esta pode ser uma boa opção para, por exemplo, missões a planetas, sem se correr o risco de perdas de vidas humanas. No entanto, para localizações mais distantes, como Marte, por exemplo, poderá ser necessário que os operadores humanos estejam localizados em bases mais próximas ou estações orbitais.

As três organizações querem construir uma instalação para testar esta solução no Japão em 2019 e planeiam colocar humanoides na Estação Espacial Internacional em 2020.