exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Investigadores mostram o que acontece quando um drone bate num avião

Uma equipa da University of Dayton Research Institute mostra em vídeo um teste onde disparou um um drone de um canhão contra a asa de um avião para calcular o que acontece, em caso de colisão.

  • 333

Exame Informática

Kevin Poormon está a coordenar o estudo onde se pretende verificar o que acontece exatamente quando um drone bate num avião em pleno voo. A equipa usou um canhão de 1300 quilos e um tubo de 12 metros. Os investigadores colocaram um drone Phantom no canhão e dispararam-no, com recurso a ar comprimido, a uma velocidade de cerca de 380 km/h. Aproximadamente três centésimos de segundo depois registou-se a colisão mostrada num vídeo neste artigo da Wired.

A equipa captou o vídeo com uma câmara capaz de registar 10000 frames por segundo e o resultado é impressionante, com o drone a entrar rapidamente pela asa adentro e afetando o seu normal funcionamento.

Os cientistas experimentaram lançar um corpo gelatinoso contra a mesma asa para replicar o que acontece quando um pássaro embate numa asa em pleno voo e o resultado foi menos catastrófico.

Poormon lembrou-se de captar e divulgar estas imagens para mostrar o que um amador piloto de drones pode causar num avião em voo, especialmente em espaços aéreos densamente povoados, como em Nova Iorque, onde passam diariamente mais de 40 mil aviões. O investigador aliou-se ao Sinclair College National UAS Training and Certification Center para obter alguns drones DJI Phantom 2 e um pequeno avião Mooney M20.