exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Investigadores querem transformar chassis dos carros em baterias para armazenar energia

Uma equipa da Chalmers está a trabalhar para converter o “corpo” de um carro elétrico em bateria para armazenar energia e permitir viagens mais longas, com maiores autonomias.

  • 333

Exame Informática

Os investigadores da Chalmers estão a trabalhar em fibras de carbono para as usar como material no “corpo” de um automóvel. A ideia é aproveitar melhor o espaço e usar o chassis como repositório de energia, o que permitirá viagens mais longas. Segundo os especialistas, o truque consiste em otimizar o tamanho e a orientação das fibras para que exista um equilíbrio entre a solidez necessária a os requisitos eletroquímicos necessários.

A equipa revela que talvez sejam necessárias mais camadas em fibra de carbono do que de metal atualmente usado. Esta “carapaça” podera´ser usada também para recolha e condução de energia, contribuindo para reduzir o peso total do veículo em 50%, noticia o Engadget.

O revés da medalha é que a fibra de carbono ainda é demasiado cara, embora esteja a tornar-se cada vez mais popular. A entrada desta solução poderá fazer-se pelos carros desportivos, onde o preço não é tão determinante quanto o peso ou a performance.

  • 333