exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

NASA recupera um dos giroscópios e Hubble está quase de volta à normalidade

NASA, ESA, P. Oesch (University of Geneva), e M. Montes (University of New South Wales)

Há duas semanas, a NASA revelou que o Hubble tinha sido colocado em modo de segurança, depois de se registarem avarias nos giroscópios. Agora, a equipa explica que conseguiu recuperar um destes e que vai realizar testes para trazer o telescópio de volta à normalidade.

  • 333

Exame Informática

O Hubble tem três pares de giroscópios, cada um com um modelo antigo e outro mais recente. O telescópio consegue operar com dois deles apenas, mas as condições ideiais são três a funcionar. Há alguns dias, a equipa da NASA responsável por esta missão teve de colocar o telescópio em modo de segurança, depois de ter registado avarias: o Hubble ficava apenas com dois giroscópios dos novos a funcionar em boas condições e um terceiro que estava adormecido intencionalmente.

Os responsáveis avançam agora que há boas notícias: a equipa operacional no solo conseguiu reativar este terceiro giroscópio adormecido e vai realizar testes para avaliar a performance em condições semelhantes às que encontrará durante as observações, incluindo mover-se para alvos, fixar alvos e fazer pontaria com precisão, noticia o ArsTechnica. Este terceiro componente adormecido estava a apresentar sintomas de finais de vida e agora, ao ser reativado, ainda tinha alguns problemas, como bloqueios que impediam o normal funcionamento. A equipa fez algumas manobras, incluindo virá-lo em direções opostas, no sentido de eliminar este bloqueio.

Os investigadores esperam realizar os testes necessários nos próximos dias e retomar as observações feitas com o Hubble.

  • 333