exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Homem imprime em 3D braço biónico inspirado em jogo Deus Ex

Exame Informática

  • 333

Daniel Melville nasceu sem o braço direito. A paixão pelos videojogos levou-o a criar um, numa impressora 3D, inspirado no jogo Deus Ex.

Exame Informática

O gamer britânico Daniel Melville é o primeiro homem a ter um braço biónico funcional inspirado num videojogo. A certificação foi passada pelo Livro dos Recordes Guiness. O braço biónico era um desejo de há muito e foi possível com o trabalho da Open Bionics, uma empresa britânica que desenvolve membros biónicos a baixo custo.

Agora, Melville consegue agarrar objetos com um dedo e o polegar e o braço abre e fecha a mão com os impulsos que passam pelos seus músculos. «Nos últimos anos, trabalhamos na forma de agarrar objetos e em tornar o braço mais forte. Agora, consigo levantar até oito quilos de peso, algo inédito para um braço biónico impresso em 3D», diz Melville, citado pelo Geek.com. Para jogar, o gamer opta pelo PC, pois o braço ainda não lhe permite usar um controlador: «uso o braço biónico para clicar com o rato e a minha mão esquerda para o teclado».

O jogador desenha agora os seus próprios braços biónicos e organiza workshops sobre impressão 3D para crianças e famílias. Um dos grandes objetivos é criar uma competição de e-sports, onde jogadores com deficiências possam jogar eficazmente contra pessoas completamente funcionais.

  • 333