exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

NASA escolhe sítio para aterrar a próxima sonda destinada a Marte

A missão Mars 2020 prevê a descolagem de uma sonda em julho de 2020. A agência espacial norte-americana já escolheu o sítio onde quer aterrar, mas a decisão final só deve ser tomada no próximo ano.

  • 333

Exame Informática

A Cratera Jezero é o local escolhido pela NASA para aterrar a sonda da missão Mars 2020. O local tem um elevado interesse científico, já tinha sido identificado como apetecível anteriormente, mas só agora estão reunidas as condições tecnológicas e de engenharia que permitem uma aterragem sem problemas.

Os investigadores da NASA analisaram dezenas de potenciais candidatos a uma aterragem, mas a escolha recaiu sobre esta cratera devido ao potencial de ter preservado sinais de vida microbial passada. «O local de aterragem em Jezero oferece um terreno geologicamente rico, com formações de terra com mais de 3,6 mil milhões de anos, que poderão responder potencialmente a perguntas importantes sobre a evolução planetária e a astrobiologia», revela um comunicado da NASA.

A missão pressupõe a análise de locais com condições habitáveis e a recolha de amostras de rocha e solo que podem, um dia, vir a ser enviadas para a Terra para estudos posteriores, lembra o Engadget.

A equipa acredita que agora já será possível aterrar em segurança em Jezero, depois de o local ter sido vetado em tentativas anteriores, por ser de difícil acesso e manobragem.

A proposta ainda terá de ser validada e a decisão final só deve ser conhecida em 2019, mas tudo indica que em julho de 2020, a sonda irá sair apontada à Cratera Jezero.

  • 333