NASA escolhe sítio para aterrar a próxima sonda destinada a Marte

A missão Mars 2020 prevê a descolagem de uma sonda em julho de 2020. A agência espacial norte-americana já escolheu o sítio onde quer aterrar, mas a decisão final só deve ser tomada no próximo ano.
A Cratera Jezero é o local escolhido pela NASA para aterrar a sonda da missão Mars 2020. O local tem um elevado interesse científico, já tinha sido identificado como apetecível anteriormente, mas só agora estão reunidas as condições tecnológicas e de engenharia que permitem uma aterragem sem problemas.
Os investigadores da NASA analisaram dezenas de potenciais candidatos a uma aterragem, mas a escolha recaiu sobre esta cratera devido ao potencial de ter preservado sinais de vida microbial passada. «O local de aterragem em Jezero oferece um terreno geologicamente rico, com formações de terra com mais de 3,6 mil milhões de anos, que poderão responder potencialmente a perguntas importantes sobre a evolução planetária e a astrobiologia», revela um comunicado da NASA.
A missão pressupõe a análise de locais com condições habitáveis e a recolha de amostras de rocha e solo que podem, um dia, vir a ser enviadas para a Terra para estudos posteriores, lembra o Engadget.
A equipa acredita que agora já será possível aterrar em segurança em Jezero, depois de o local ter sido vetado em tentativas anteriores, por ser de difícil acesso e manobragem.
A proposta ainda terá de ser validada e a decisão final só deve ser conhecida em 2019, mas tudo indica que em julho de 2020, a sonda irá sair apontada à Cratera Jezero.
Relacionados
-
A computação quântica é o futuro, mas não vamos comprar computadores quânticos
Parece um candelabro, mas é apenas a parte de um computador de uma família tecnológica que promete tornar-se a mais potente de todas. Talia Gershon explica tudo o que precisamos de saber sobre computadores quânticos e qubits
-
NASA e Autodesk usam Inteligência Artificial para criar as sondas do futuro
Os engenheiros da NASA e da Autodesk conseguiram construir um novo conceito de sondas que podem ajudar a explorar luas distantes, recorrendo a soluções de Inteligência Artificial.
-
A misteriosa cratera que está por baixo da Gronelândia
Investigadores da Universidade de Copenhaga revelaram ter descoberto a existência de uma cratera de 31 quilómetros de largura por baixo da Gronelândia. O local está cheio de gelo e, por isso, ainda não tinha sido identificado.
-
SwitHome: as palmilhas de reabilitação de AVC que foram criadas em Coimbra
«Por um lado, permite que o paciente consiga realizar mais horas de reabilitação no conforto do seu lar, reduzindo gastos e acelerando o processo de recuperação. Por outro, os profissionais de saúde podem tratar um maior número de pessoas com os mesmos recursos humanos», refere um dos mentores do projeto Switome
-
Software nacional quer aumentar vida útil das baterias de veículos elétricos
A tecnologia desenvolvida na Universidade de Coimbra fará a gestão térmica de baterias de iões de lítio
Em destaque na Homepage
-
-
-
-
-
Apple explica motivo de iPhone 11 estar sempre a monitorizar localização
06.12.2019 às 9h13
-
-
-
-
-
-
-
-
Comentários