exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

SpaceX testa rocket que vai levar astronautas para a Lua em janeiro

A NASA e a SpaceX anunciaram que o primeiro voo de teste do veículo que vai levar humanso para o espaço vai acontecer já a 7 de janeiro.

  • 333

Exame Informática

A Crew Dragon que vai levar astronautas para a Lua e para o espaço vai voar com um rocket Falcon 9 da SpaceX a 7 de janeiro. A intenção da SpaceX é lançar os três astronautas da mesma plataforma de lançamento de onde saiu a Apollo 11 para a Lua em 1969. Este primeiro teste marcado para janeiro visa analisar a performance do Falcon 9, da cápsula Crew Dragon, dos sistemas no solo e as operações no espaço, de ancoragem e aterragem.

Recorde-se que há duas empresas privadas a concorrer no Commercial Crew Program e ambas, Boeing e SpaceX, pretendem colocar astronautas no espaço em 2019. Esta será a primeira vez que saem humanos para a Terra a partir dos EUA, numa década. Desde o encerramento do programa espacial de vaivéns em 2011, a NASA tem recorrido à Rússia para colocar astronautas a bordo da ISS:

Ainda não são conhecidos os detalhes do voo da Demo-1, mas este primeiro passo é considerado vital, pelo que poderá também ser adiado se não estiverem reunidas todas as condições. A SpaceX acredita, por sua vez, que se este passo for dado com sucesso, conseguirá colocar astronautas no espaço durante o ano, embora não se comprometa com datas.