exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Wheelie 7, a cadeira de rodas da Intel com IA e que reconhece expressões faciais

Exame Informática

  • 333

A Intel está a colaborar com a brasileira Hoobox Robotics no desenvolvimento de um sistema de AI para equipar cadeiras de rodas de forma a permitir o controlo através do reconhecimento de expressões do rosto.

Exame Informática

A solução da Intel é um kit de AI que poderá ser aplicado à maioria das cadeiras de rodas motorizadas. A inovação é que este kit permite reconhecer até 10 expressões faciais do utilizador, como franzir de sobrancelhas ou tirar a língua de fora, e transformar essas expressões em controlos para mover a cadeira. A Intel explica que o utilizador, com ajuda de um prestador de cuidados, conseguirá configurar e instalar todo o sistema em apenas sete minutos. Outra vantagem é que a solução pode ser integrada em 95% das cadeiras de rodas motorizadas disponíveis atualmente.

Segundo o Engadget, a proposta da Intel usa software de reconhecimento facial, sensores, robótica e uma câmara Intel 3D RealSense Depth Camera. O Wheelie 7 mapeia o rosto do utilizador e o algoritmo de AI processa os dados em tempo real para a cadeira de rodas.

O protótipo já está a ser testado em 60 pacientes quadraplégicos, com esclerose lateral amiotrófica ou com dificuldades relacionadas com a idade nos EUA.

«Isto exige uma precisão e detalhe incríveis e não seria possível sem tecnologia da Intel. Estamos a ajudar pessoas a reconquistar a sua autonomia», disse Paulo Pinheiro, co-fundador e CEO da Hoobox Robotics.