exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

SpaceX lança primeira missão espacial de segurança dos EUA

Apesar de quatro outros lançamentos cancelados na semana passada, a SpaceX conseguiu fazer o seu primeiro lançamento espacial para o setor militar, entrando assim num lucrativo segmento dominado pela Lockheed e pela Boeing.

  • 333

Exame Informática

A SpaceX fez descolar um Falcon 9 que levava a bordo um satélite de GPS militar avaliado em 500 milhões de dólares e produzido pela Lockheed Martin Corp. A missão foi concretizada com sucesso no domingo, apesar de, durante a semana, terem sido cancelados quatro lançamentos devido às más condições meteorológicas.

Elon Musk estava de olho no segmento militar espacial há muito e a SpaceX chegou a processar a Força Aérea dos EUA em 2014 por ter sido atribuído o contrato para o lançamento de 36 foguetões sem concurso à United Launch Alliance, uma parceria formada pela Boeing e pela Lockheed. O processo judicial foi abandonado depois de a Força Aérea se ter comprometido a abrir o jogo para a competição. No ano passado, a SpaceX venceu o concurso para um contrato de 83 milhões e que prevê o lançamento de satélites de GPS III, com um tempo de vida estimado de 15 anos. O próximo GPS III deve ser lançado em meados de 2019.

A Lockheed vai fabricar todos os 32 satélites que irão constituir o programa Air Force GPS III.