exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

TESS, o caça-planetas da NASA acaba de descobrir o terceiro exoplaneta em três meses

NASA

A NASA lançou o TESS há poucos meses, antes da Kepler ficar sem combustível. O novo caça-planetas acaba de encontrar um terceiro exoplaneta a 53 anos-luz de distância da Terra. O novo planeta tem três vezes o tamanho da Terra e uma temperatura ambiente de 150 graus centígrados.

  • 333

Exame Informática

A proximidade do novo planeta descoberto pelo TESS faz com que provavelmente a Humanidade o consiga explorar melhor e descobrir exatamente que tipo de atmosfera o rodeia. Este é o terceiro exoplaneta descoberto em apenas três meses de missão. O TESS sucede à Kepler que encontrou milhares de exoplanetas distantes, antes de ter ficado sem combustível em outubro.

A equipa pretende usar o novo James Webb Space Telescope, a lançar em 2021, para investigar melhor este planeta. Sabe-se para já que a temperatura ronda os 300 graus Fahrnenheit, ou cerca de 150 graus centígrados. O novo planeta tem três vezes o tamanho da Terra e 23 vezes mais massa do que o nosso planeta.

Os investigadores da NASA estão a tentar uma abordagem diferente desta vez. O Kepler era enviado para procurar todos os planetas em determinadas áreas do céu de cada vez. Com o TESS, a equipa pretende procurar especificamente planetas que estejam próximos da Terra e que sejam mais fáceis de analisar depois com diferentes telescópios. O The Verge cita Diana Dragomir, que lidera a equipa, «o mais importante deste sistema é que está bastante próximo de nós. O que isto quer dizer é que podemos estudar este sistema em detalhe. Podemos medir a massa do planeta e outras coisas sobre a estrela». O novo exoplaneta orbita em torno de uma estrela mais pequena e menos brilhante que o nosso Sol e demora 36 dias a completar uma viagem. Os outros dois planetas, descobertos em setembro, precisam de poucas horas ou poucos dias para completar a sua órbita.