exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

FCT vai financiar 19 projetos de combate e prevenção de incêndios

Stock-zilla

O Programa Mobilizador de I&D para a Prevenção e Combate de Incêndios Florestais vai investir cinco milhões de euros em projetos de investigação na área da prevenção aos incêndios

  • 333

Drones que detetam incêndios, novos sistemas de rádio resistentes às chamas, mapeamento de fogos com base em dados fornecidos pelos cidadãos, ou apenas estudos que ajudam a compreender o ordenamento do território e a forma como as comunidades rurais gerem o espaço em volta. Todos estes temas de investigação acabam de receber luz verde da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no âmbito Programa Mobilizador de I&D para a Prevenção e Combate de Incêndios Florestais. No total, a FCT vai investir cinco milhões no desenvolvimento de 19 projetos de investigação.

Os projetos apresentaram-se a concurso em 10 áreas de atuação que vão do mapeamento à prevenção, do aproveitamento da biomassa aos sistemas de comunicação e sensorização.

«O Programa Mobilizador de I&D para a prevenção e combate de incêndios florestais foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 159/2017, na sequência das recomendações do relatório da Comissão Técnica Independente que investigou os incêndios de Pedrógão Grande», recorda o comunicado da FCT.

  • 333