exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Borracha impressa em 3D abre caminho a sapatos que se auto-regeneram

Uma equipa de investigadores da USC descobriu um método para imprimir em 3D um tipo de borracha que se consegue regenerar. O material pode ser usado em solas de sapatos, pneus ou outros equipamentos.

  • 333

Exame Informática

A borracha que se regenera sozinha foi criada em laboratório envolvendo a solidificação de uma resina com luz, enquanto se introduz um oxidante em determinadas condições. O processo é feito através de uma impressora 3D e a borracha que daí advem é bastante durável.

Os investigadores pretendiam que o tempo de produção não fosse afetado e que fosse relativamente rápido regenerar a borracha, depois de sofrer danos ou um corte. Segundo os testes de laboratório, uma sola com um corte ao meio regenerou-se em algumas horas. Quanto mais quente a temperatura, mais rápido o processo, noticia o Engadget.

A equipa coloca algum travão no potencial entusiasmo que a descoberta possa trazer e adverte que ainda terá de descobrir uma forma de conseguir produzir em massa o material. Por outro lado, as propriedades auto-regenerativas não garantem que os ténis ou sapatos irão parecer sempre novos ao longo de vários anos de utilização.

Os cientistas confirmam, no entanto, estar a trabalhar num potencial material semelhante, mas mais resistente, de forma a que possa ser usado em proteções de corpo ou peças automóveis.

  • 333