exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Baidu cria abrigo que usa IA para distinguir gatos de cães

Um engenheiro da Baidu desenvolveu um abrigo para gatos de rua que usa reconhecimento facial e IA para distingui-los de cães. A porta só abre aos gatos e permite-lhes entrar numa área aquecida e abrigada.

  • 333

Exame Informática

Wan Xi é o nome do engenheiro que criou o sistema, usando ferramentas de IA desenvolvidas pela equipa da Baidu. Depois, com a ajuda de voluntários, materializou este abrigo futurista, que distingue gatos de cães e só abre a porta aos primeiros. Lá dentro, os gatos encontram abrigo e conforto térmico. A Baidu está baseada em Pequim, onde no Inverno os termómetros podem descer aos 9 graus Celsius negativos e apenas 40% dos gatos de rua sobrevivem à estação.

Além de permitirem a entrada de gatos apenas, o sistema de reconhecimento facial e os algoritmos de IA conseguem analisar o gato e detetar sinais de doenças ou procurar uma etiqueta na orelha que indique se o gato está esterilizado ou não. Caso sejam detetados sinais de perigo ou necessidade de ajuda, o sistema envia um alerta ao grupo de voluntários mais próximo para que possam vir buscar o gato.

O sistema é capaz de reconhecer 174 espécies de gatos e, segundo o The Verge, funciona também com visão noturna. Os investigadores afirmam ainda que é possível detetar quatro das doenças mais comuns dos gatos.

  • 333