exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Humano vence Inteligência Artificial da IBM em debate

Exame Informática

  • 333

A Inteligência Artificial está a desenvolver-se cada vez mais rapidamente, mas Harish Natarajan mantem o título de campeão de debate, vencendo uma máquina da IBM.

Exame Informática

A máquina Miss Debater da IBM perdeu contra o campeão humano de debate Harish Natarajan. O duelo aconteceu ontem em São Francisco e pode ser visto na íntegra no vídeo que acompanha este texto. Os dois esgrimiram argumentos durante 25 minutos sobre o financiamento do ensino pre-escolar e a assistência acabou por coroar o humano como vencedor.

Cada uma das partes teve 15 minutos de preparação, começou com quatro minutos de declarações iniciais, quatro minutos de resposta e um sumário de dois minutos no final. A máquina tinha sido alimentada com mais de dez milhões de frases retiradas de jornais e estudos académicos e foi configurada com uma voz humana feminina, enquanto três pequenas bolas azuis flutuavam no ecrã, notica o Engadget.

Natarajan já tinha antevisto que a máquina teria mais dificuldade nos debates do que as congéneres tiveram, por exemplo, em videojogos ou no desafio do Go, no passado. «Debater é... mais complicado para uma máquina», escreveu o campeão no LinkedIn, e depois detalhou os três componentes necessários para um debate bem sucedido: processar grandes quantidades de informação e construir argumentos lógicos, explicar argumentos complexos de forma simples e estruturada e tornar esses argumentos relevantes para a audiência. Todos estes têm de ser articulados em termos de linguagem, emoções, retórica e exemplos, o que torna a tarefa especialmente difícil de configurar numa máquina