exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Hayabusa 2 vai disparar dois tiros contra um asteroide

A nave japonesa deve aterrar na superfície do asteroide Ryugu a 22 de fevereiro e disparar dois tiros para levantar poeiras e pedaços que vai recolher para análise.

  • 333

Exame Informática

A Hayabusa original é a única nave a ter conseguido recolher material de um asteroide e regressado à Terra. O Japão voltou a apostar na mesma abordagem e criou uma segunda versão que devia ter chegado ao asteroide em outubro do ano passado No entanto, novas descobertas sobre a composição da superfície a explorar conduziram ao adiamento da aterragem. Desde então até agora, a equipa de cientistas esteve a testar o sistema de recolha com pedaços de solo maiores com peças suplentes que foram construídas.

Agora, a nave deve aterrar na superfície a 22 de fevereiro e o início da mineração começa com o disparo de dois projéteis para levantar poeiras e pedaços que serão colhidos para análise, noticia o Technology Review.

Mais à frente, os investigadores planeiam lançar um terceiro projétil, maior e que consiga levantar ainda mais partículas e pedaços que possam ser recolhidos.

A equipa espera que a Hayabusa 2 esteja de volta à Terra em 2020 com as amostras para análise.

  • 333