exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Governo aprova criação da agência Portugal Space

JODY AMIET

O ministro da Ciência promete que a Portugal Space vai estar a funcionar já este mês, depois de o governo a ter aprovado em Conselho de Ministros

  • 333

Exame Informática

O Governo aprovou esta quinta-feira em Conselho de Ministros a criação da agência espacial portuguesa. A Portugal Space vai ser sedeada na ilha açoriana de Santa Maria e contar com instalações em Lisboa e outros locais do país. A agência espacial vai ter uma base de lançamento de microssatélites na sede e terá como uma das suas missões «promover novas atividades e negócios» no setor espacial e facilitar uma maior participação de Portugal nos programas europeus da ESA e da UE, disse o ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior Manuel Heitor, citado pela Lusa.

«A agência irá dinamizar novas indústrias, novas empresas e criar emprego qualificado em Portugal» no lançamento e fabrico de pequenos foguetões e satélites, espera Manuel Heitor. Em 2030, a Portugal Space terá ajudado a atingir os mil novos empregos no setor e um investimento das empresas de 400 milhões de euros (dez vezes mais do que se consegue hoje). O Estado vai investir entre 500 mil e um milhão de euros, através da FCT, para assegurar os custos de operação e arranque, incluindo a contratação de dez técnicos especializados. O objetivo será depois atrair financiamento europeu e das empresas para suportar o funcionamento.

Os primeiros lançamentos a partir da base de Santa Maria devem acontecer na primavera ou verão de 2021. Em junho de 2019 deve ser assinado o contrato de instalação e funcionamento da base com os consórcios vencedores.

  • 333