exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

NASA mostra imagens de ondas de choque supersónicas em atividade

Exame Informática

  • 333

A nova tecnologia de imagem da NASA permite captar vídeo da interação de ondas de choque provocadas por dois jatos supersónicos. Veja o vídeo nesta página.

Exame Informática

A agência espacial norte-americana desenvolveu uma nova técnica de imagem para captar vídeos da interação de ondas de choque. «Nunca imaginamos que pudesse ser tão claro e tão bonito» disse o cientista J.T. Heineck. As imagens agora reveladas pela NASA mostram dois jatos t-38 a voar a 28 mil pés e foram captadas por um B200 King Air a voar a cerca de dois mil pés acima, equipado com câmaras de 1400 fps montadas num suporte especial.

As imagens foram captadas a preto e branco e coloridas depois para mostrar melhor a pressão do ar à volta das ondas de choque.

Obter este registo visual de como as ondas interagem e atuam em certas circunstâncias, será importante para ajudar os cientistas. Uma das utilizações imediatas poderá passar pelo projeto de desenvolvimento do X-59 Quiet Supersonic Technology X-plane, ou X-59 QueSST, onde a NASA e a Lockheed Martin querem criar um avião com velocidade supersónica e que seja silencioso. A fusão de múltiplas ondas de choque faz com que se origine um boom sónico explosivo, o que causa perigo e incómodo para a população em terra.

A produção destas imagens irá permitir visualizar melhor os efeitos das ondas de choque supersónicas. «Estamos a ver um nível de detalhe físico que julgo que nunca conseguimos», disse o engenheiro Dan Banks, completando que «Ao olhar para estes dados pela primeira vez, penso que tudo acabou por resultar bastante melhor do que esperavamos».

  • 333