exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

MIT cria ventosa capaz de agarrar objetos através do vácuo

Ventosa feita pelo MIT a agarrar uma maçã

MIT

A ventosa pode ser aplicada a braços robóticos e, num futuro próximo, poderá vir a ter diferentes utilidades, como, por exemplo, pegar em utensílios no caso de profissões especializadas ou despachar produtos para serviços de entregas

  • 333

Francisco Garcia

Um grupo de investigadores do MIT criou uma estrutura de plástico semelhante a origami, impressa em 3D, que pode ser instalada em braços robóticos. A estrutura é uma espécie de ventosa capaz de agarrar tanto objetos muito leves, como outros que podem ser 100 vezes mais pesados que o robô.

A estrutura de plástico é capaz de se dobrar quando a temperaturas elevadas e adapta-se eficazmente aos contornos dos objetos que vai agarrar, sem comprometer a sua resistência. Assim, com o poder do vácuo, os objetos mantêm-se firmes, quando transportados de um ponto “A” para um ponto “B”.

Embora o processo esteja a ter bons resultados, há ainda algumas limitações, na medida em que a estrutura tendencialmente agarra melhor objetos redondos (frutas e garrafas) e apresenta maiores dificuldades quando tem de agarrar objetos planos (livros) ou que apresentem buracos nas suas superfícies.

Segundo a Engadget, no futuro este projeto pode vir a ser útil para áreas como a medicina ou a venda a retalho, imaginando que vai ser utilizado para agarrar utensílios médicos e medicamentos ou colocar produtos para serem despachados dos armazéns até aos consumidores.

  • 333