exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

SpaceX testa escudo térmico que vai ser utilizado na Spaceship

O escudo térmico tem elementos em forma hexagonal e foi exposto a uma temperatura de 1375 ºC. Um teste que foi partilhado em vídeo pelo próprio Elon Musk via Twitter

  • 333

Francisco Garcia

Elon Musk, líder da SpaceX, revelou imagens dos testes de preparação mais recentes que a agência espacial tem estado a fazer com os escudos térmicos que vão ser usados na Starship, a nave que irá encabeçar os projetos espaciais futuros da empresa.

Segundo a Cnet, Musk explicou que, durante os testes, os escudos foram expostos a uma temperatura de 1375 ºC. Tal como se pode verificar no vídeo que publicou no Twitter, várias tochas lançam chamas contra a placa hexagonal e uma luz incandescente branca surge nas telhas – o teste serviu para simular um eventual regresso à Terra, no qual a nave será exposta a temperaturas muito elevadas, no momento de colisão com a atmosfera.

Tudo aponta para que os primeiros testes com a Starship possam acontecer brevemente, pois recentemente foi visto um Raptor, o rocket de lançamento que vai ser usado para levar a Starship ao espaço, a chegar aos campos testes da SpaceX no Texas. Também durante a sexta-feira passada, foi publicado na Twitter uma fotografia do Raptor durante testes preliminares, antes de ser instalado na Spaceship.

Embora não haja uma data para os testes oficiais, há, pelo menos, indícios para desconfiar que o primeiro lançamento da Spaceship venha a acontecer nas próximas semanas.

  • 333