exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Administração Trump desafia NASA a colocar astronautas na Lua em 2024

O vice-presidente dos EUA Mike Pence pediu à NASA que se regresse à Lua dentro de cinco anos. O administrador da agência espacial aceitou o desafio.

  • 333

Exame Informática

«O que é preciso é urgência. É ponto assente de que a política desta Administração e dos EUA passa pelo regresso de astronautas americanos à Lua nos próximos cinco anos», apelou Mike Pence, durante um discurso no US Space & Rocket Center no Alabama. O administrador da NASA nomeado por Trump, Jim Bridenstine, aceitou o repto e afirmou que «a NASA vai fazer tudo ao seu alcance para cumprir o prazo», cita a Cnet.

O vice-presidente dos EUA relembrou que estamos perante uma possível nova Guerra Fria que conduziu o país à Lua em primeiro lugar. Agora, a China ter chegado ao lado oculto da Lua revelou a ambição asiática de conquistar um lugar estratégico na corrida espacial. Por outro lado, o político lembrou a dependência dos EUA nos últimos anos de foguetões russos para levar astronautas americanos ao espaço, algo que o vice-presidente quer ver resolvido com a colaboração entre a SpaceX, a Boeing e a NASA.

«A primeira mulher e o próximo homem na Lua devem ser americanos, lançados com foguetões americanos e a partir de solo americano», afirmou Pence, patrioticamente, pedindo ainda que se encetassem todos os esforços necessários.

  • 333