exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Vêm aí novos robôs da Google

TossingBot em ação, lançando um objeto

Google

A gigante tecnológica indicou estar envolvida em pelo menos três projetos diferentes: o TossingBot, um robô ao estilo de R2-D2 e uma mão robótica capaz de agarrar objetos

  • 333

Francisco Garcia

A Google anunciou recentemente numa publicação de blog que tem novidades na área da robótica. A novidade é também contada detalhadamente no New York Times, que relata que o novo projeto da gigante tecnológica, focado em criar robôs que se comportem como humanos, vai contar com o apoio de uma equipa de investigadores da Boston Dynamics. O laboratório da Google vai dar um foco particular ao desenvolvimento de software, mais precisamente, que capacite os robôs para executarem/ajudarem em tarefas do dia a dia.

De uma parceria entre a Google com um grupo de investigadores das universidades de Princeton, Columbia e do MIT, surgiu o TossingBot, um robô capaz de apanhar e lançar vários objetos para dentro de contentores autonomamente. Os resultados revelaram que, após 14 horas de testes por tentativa erro, o robô era capaz de acertar no contentor em 85% das tentativas de lançamento de objetos

Tal como a Google explica no blog, programar um robô para agarrar e lançar de forma correta objetos específicos é um processo que requer algum tempo. Através de um sistema de inteligência artificial o robô vai aprender tarefas e adaptar-se a cenários por si mesmo – o objetivo é a criação de máquinas que possam vir a ajudar no trabalho fabril, ou outros tipos de trabalho que obriguem à realização de tarefas seriadas, por exemplo, colocar objetos em caixas em centros de distribuição.

A Google anunciou ainda que está a trabalhar numa espécie de robô ao estilo do R2-D2, da saga Star Wars, capaz de aprender a planta de uma fábrica e contornar objetos sem ficar preso. Está também a ser desenvolvido um projeto que consiste numa espécie de mão robótica capaz de agarrar objetos.

  • 333