exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Nave israelita vai aterrar esta noite na superfície lunar

Centro de operações da SpaceIL

SpaceIL

A israelita SpaceIL pretende, em primeiro lugar, que a a Beresheet sobreviva ao impacto da descida e, caso haja condições, que a nave consiga documentar o máximo de informação possível na zona de aterragem.

  • 333

Francisco Garcia

A nave israelita não tripulada, a Beresheet, lançada pela companhia privada SpaceIL, está prestes a aterrar na superfície lunar, mais concretamente, na região lunar que dá pelo nome de Mare Serenitatis. A aproximação começará às 20 horas e 5 minutos desta quinta-feira e a aterragem está planeada para aproximadamente 20 minutos após o início do processo.

Se tudo correr nos conformes, Israel será o quarto país a completar uma missão lunar, juntando-se à Rússia, Estados Unidos da América e China. A SpaceIL pretende, em primeiro lugar, que a a Beresheet sobreviva ao impacto da descida e, caso haja condições, que a nave consiga documentar o máximo de informação possível nas redondezas.

Para tal, a nave terá apenas três dias pois os painéis solares incorporados no veículo estarão expostos a temperaturas de 200ºC e poderão ficar danificados devido ao sobreaquecimento – segundo a Arstechnica a falta de materiais resistentes, pode dever-se ao baixo orçamento disponível durante a construção da Beresheet.

A SpaceIL vai disponibilizar um live stream na plataforma do YouTube, que vai iniciar 40 minutos antes do processo entrar em marcha.

  • 333