exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

RoCycle, o robô que toca e distingue papel e plástico para reciclagem

Exame Informática

  • 333

Investigadores do MIT CSAIL dotaram um robô de sensores na “mão”, de forma a que este consiga identificar e separar papel e plástico, para ajudar na reciclagem.

Exame Informática

O robô RoCycle foi criado com o objetivo de ajudar na reciclagem. Os cientistas do MIT CSAIL deram-lhe o sentido do “tato”, através de sensores colocados na mão e que são capazes de distinguir papel e plástico. Os sensores colocados na “mão” que determinam o tamanho do objeto e quão mole é de forma a aferir se é papel que é facilmente dobrado e amarrotado ou se é uma superfície mais rígida. Por fim, se estiver a passar um metal, o robô também o consegue distinguir, uma vez que os sensores são condutivos.

O RoCycle tem duas mãos com dedos feitos de um material que se torna mais comprido quando se estica. Estas mãos contrapõem a rotação uma da outra, permitindo mais movimentos dinâmicos do que um robô típico e que tem de usar bombas de ar e compressores.

A equipa ainda terá de trabalhar na precisão: este robô só consegue 85% de precisão se for para separar objetos parados ou 63% quando for o caso de separar objetos que vão passando num tapete rolante. A próxima etapa deve passar por equipar este robô com um sistema de visão de máquina baseado em câmaras.

Veja aqui vídeo do robô em ação.

  • 333