exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Missão lunar SpaceIL: uma boa viagem e uma aterragem desastrosa

"Selfie" tirada durante o processo de aterragem da Beresheet

SpaceIL

Sem o sucesso esperado, a missão da Beresheet foi um marco importante na história das explorações espaciais, pois foi uma demonstração de como as missões espaciais “low cost” podem começar a ter mais sucesso num futuro próximo

  • 333

Francisco Garcia

A missão de aterragem lunar da SpaceIL, a empresa aeroespacial israelita, que estava planeada acontecer na passada quinta-feira, não foi bem sucedida devido a um problema no motor principal da Beresheet, que levou à perda de controlo da nave durante o processo de aproximação à Lua.

«Não tivemos sucesso, mas tentamos e já é uma vitória termos chegado tão longe», disse Morris Khan, um investidor que financiou o projeto, à Cnet. «Devemos orgulhar-nos», afirmou.

No Twitter, a Nasa deu os parabéns a SpaceIL, dizendo que «a Israel Aerospace Industries e o estado de Israel estão de parabéns por terem feito a primeira missão lunar privada chegar à órbita da Lua». Buzz Aldrin, o piloto do Apollo 11, deixou também algumas palavras de apoio ao ter dito que «o trabalho, espírito de equipa e inovação» da SpaceIL inspiraram a comunidade científica.

Sem o sucesso esperado, a missão da Beresheet foi um marco importante na história das explorações espaciais, pois foi uma demonstração de como as missões espaciais “low cost” podem começar a ter mais sucesso num futuro próximo. Embora se tenha desintegrado ao chegar ao solo lunar, desta viagem ficou a espécie de selfie que a Beresheet conseguiu captar durante a descida.

  • 333