exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

SpaceX lança satélite árabe para o Espaço e aterra três foguetões na perfeição

Lançamento do Arabsat-6A

SpaceX

Após o lançamento do satélite no Espaço, dois dos rockets aterraram de forma quase sincronizada em Cape Canaveral, na Flórida, enquanto o terceiro aterrou numa plataforma flutuante.

  • 333

Francisco Garcia

A SpaceX completou o primeiro lançamento comercial do Falcon Heavy durante esta madrugada, tendo deixado em órbita Arabsat-6A, um satélite de comunicações de uma operadora de telecomunicações árabe, a Arabsat. A aterragem bem sucedida dos três propulsores do Falcon Heavy foi mais um marco histórico para a ciência, protagonizado pela empresa espacial liderada por Elon Musk.

O Falcon Heavy levantou voo do Kennedy Space Center, no estado da Flórida, e a missão foi dada como completa 34 minutos após a descolagem. Como se constatou, após o lançamento do satélite no Espaço, dois dos rockets aterraram de forma quase sincronizada em zonas de aterragem, mais precisamente, em Cape Canaveral. O terceiro Falcon Heavy aterrou numa plataforma flutuante e foi resgatado por um navio, o que significa que esta foi a primeira vez que a SpaceX consegui recuperar três motores em simultâneo.

De acordo com a SpaceNews, a decisão da companhia de telecomunicações por satélite árabe ter optado por este programa de lançamento remonta a 2015. Numa entrevista, Khalid Balkheyour, o chefe executivo da Arabsat, afirmou que a companhia preferiu usar os Falcon Heavy para se certificar que estenderia o período do Arabsat-6A em órbita para 18 ou 20 anos, em vez de 15.

«Nós precisávamos que o satélite tivesse um “tempo de vida” maior, dessa forma tínhamos duas opções: o Falcon 9 ou o Falcon Heavy e nós optamos por escolher o Falcon Heavy», disse o chefe da Arabsat.

Veja o vídeo do lançamento na íntegra:

  • 333