exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Cientistas israelitas imprimem coração em 3D com células de paciente

Uma equipa de investigadores da Universidade de Telavive anunciou ter conseguido imprimir em 3D um coração completo, com células funcionais, ventrículos e câmaras, recorrendo a células e tecidos de um paciente.

  • 333

Exame Informática

O avanço médico e científico consistiu na criação de um coração completamente funcional, com células, ventrículos, câmaras e vasos sanguíneos a partir de células e material biológico de um paciente.

O Engadget explica que o material celular retirado dos tecidos foi usado como “tinta” para o trabalho de impressão. Os investigadores criaram depois modelos de tecido cada vez mais complexos, até chegar a um coração completo, com o tamanho semelhante ao de um coração de um coelho.

O grande avanço que esta equipa conseguiu é que a tecnologia pode vir a ser usada para a produção de um órgão de tamanho adequado para humanos. A impressão 3D visa criar corações que consigam contrair e expandir, à semelhança do que fazem os seus congéneres originais. Os modelos atuais são capazes apenas de contrair. O passo seguinte, depois, envolve a tentativa de transplante para animais.

Os investigadores responsáveis por este coração teorizam que dentro de dez anos teremos órgãos impressos em 3D disponíveis nos hospitais.

  • 333