exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Cães-robô da Boston Dynamics são capazes de puxar camião

Francisco Garcia

  • 333

Os SpotMini são totalmente elétricos e têm, normalmente, uma autonomia de 90 minutos, dependendo da tarefa que estão a executar

Francisco Garcia

A Boston Dynamics realizou a experiência de usar 10 dos seus cães-robô SpotMini para puxar um camião. O objetivo era testar a força do robô e os resultados do foram surpreendentes, pois cada robô pesa aproximadamente 29 quilogramas, mas tiveram força para fazer o camião mover-se no parque de estacionamento da empresa. Para evitar um acidente, um condutor esteve ao volante para direcionar o veículo de forma segura.

Os SpotMini são totalmente elétricos e têm, normalmente, uma autonomia de 90 minutos, dependendo da tarefa que estão a executar. Neste caso, a bateria deve ter durado menos tempo dado que estavam a puxar um camião de grandes dimensões.

O robô possui um sistema de câmaras que lhe permite ter visão 3D, bem como um conjunto de sensores que lhe permite fazer uma navegação inteligente sem derrubar objetos. Segundo o Engadget, este é o robô mais silencioso que a empresa já construiu e pode estar disponível para venda brevemente.

Veja o vídeo para comprovar a força destes robôs.

  • 333