Uma parceria VISÃO

Atividade humana coloca em risco de extinção mais de um milhão de espécies

Um relatório das Nações Unidas produzido por mais de 450 investigadores conclui que o Homem está a colocar em risco de extinção um milhão de espécies.

Exame Informática

As atividades humanas são um risco para a biodiversidade global. Um relatório feito por mais de 450 investigadores a pedido da Organização das Nações Unidas revela um número alarmante: mais de um milhão de espécies estão em risco de extinção, caso a atividade humana continue como tem acontecido. De acordo com estes investigadores, a extinção de espécies está acelerada a um ritmo nunca antes visto.

O estudo mostra que as pessoas alteraram ou destruiram mais de três quartos dos ecossistemas terrestres, dois terços dos habitats marinhos e mais de 85% das regiões húmidas mais importantes. As atividades da agricultura, pesca comercial, poluição industrial e urbanização são as que têm impacto maior, noticia o Slashdot.

No que diz respeito aos animais, 47% dos mamíferos terrestres e 23% dos pássaros têm o seu habitat em risco devido à atividade humana.

Os sistemas mais frágeis como os recifes de coral vão ser completamente devastados nos próximos anos, caso não se faça nada para inverter a situação.

«A perda de espécies, ecossistemas e diversidade genética já é uma ameaça global e geracional ao bem estar humano», disse Sir Robert Watson, um dos coordenadores do relatório. O estudo tem mais de 1500 páginas e consolida as conclusões de mais de 15 mil corpos científicos e governos internacionais.