exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Atividade humana coloca em risco de extinção mais de um milhão de espécies

Um relatório das Nações Unidas produzido por mais de 450 investigadores conclui que o Homem está a colocar em risco de extinção um milhão de espécies.

  • 333

Exame Informática

As atividades humanas são um risco para a biodiversidade global. Um relatório feito por mais de 450 investigadores a pedido da Organização das Nações Unidas revela um número alarmante: mais de um milhão de espécies estão em risco de extinção, caso a atividade humana continue como tem acontecido. De acordo com estes investigadores, a extinção de espécies está acelerada a um ritmo nunca antes visto.

O estudo mostra que as pessoas alteraram ou destruiram mais de três quartos dos ecossistemas terrestres, dois terços dos habitats marinhos e mais de 85% das regiões húmidas mais importantes. As atividades da agricultura, pesca comercial, poluição industrial e urbanização são as que têm impacto maior, noticia o Slashdot.

No que diz respeito aos animais, 47% dos mamíferos terrestres e 23% dos pássaros têm o seu habitat em risco devido à atividade humana.

Os sistemas mais frágeis como os recifes de coral vão ser completamente devastados nos próximos anos, caso não se faça nada para inverter a situação.

«A perda de espécies, ecossistemas e diversidade genética já é uma ameaça global e geracional ao bem estar humano», disse Sir Robert Watson, um dos coordenadores do relatório. O estudo tem mais de 1500 páginas e consolida as conclusões de mais de 15 mil corpos científicos e governos internacionais.

  • 333