exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Jeff Bezos mostra sonda Blue Moon e desvenda os planos para a exploração lunar

Exame Informática

  • 333

A Blue Origin de Jeff Bezos está a construir uma sonda para explorar a Lua chamada Blue Moon. A empresa tem uma parceria com a NASA e os primeiros testes podem acontecer já este verão.

Exame Informática

Além da Blue Moon, a empresa de Bezos está a desenvolver também o motor BE-7, que terá potência suficiente para levar a sonda e grandes quantidades de carga para o espaço. O objetivo inicial é testar este motor já no verão e ajudar a NASA a regressar à Lua algures nos próximos anos.

A capacidade de carga numa primeira fase será de 3,6 toneladas métricas, mas a empresa está a trabalhar numa versão capaz de carregar 6,5 toneladas. A baixa gravidade da Lua torna o astro num bom sítio para se instalarem linhas de produção, uma vez que é preciso 24 vezes menos energia para minerar materiais à superfície. Bezos, durante a conferência, explicou que é possível começar a instalar uma base lunar e preparar as fundações para se recolher minérios e outros materiais necessários para produzir energia para trazer as sondas e veículos de volta à Terra.

Ainda não se conhecem ao detalhe os planos de exploração, mas tudo indica que a construção da base lunar pode começar em 2024.

  • 333