exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

NASA prepara lançamento de “GPS do espaço”

A agência espacial norte-americana está a ultimar o lançamento do Deep Space Atomic Clock, um projeto que visa criar um sistema de GPS cósmico.

  • 333

Exame Informática

O Deep Space Atomic Clock é um pequeno equipamento que vai ser colocado em órbita e lançado a partir de um Heavy Rocket da SpaceX a 22 de junho. O objetivo deste aparelho é fornecer informações de localização exatas às naves que estejam em órbita, criando o equivalente a um GPS no espaço. A forma de funcionamento passa por medir o tempo que demora um sinal a ir de um ponto para outro e usar essa informação para calcular a distância e o posicionamento, explica o Futurism.

A proposta da NASA é fazer uma abordagem faseada e, no primeiro ano, o GPS espacial vai estar na órbita da Terra e só depois irá aventurar-se para o espaço profundo. Os testes realizados em Terra mostram que o Deep Space Atomic Clock é até 50 vezes mais estável do que os relógios atómicos nos satélites GPS. «Um relógio que esteja desajustado por um segundo pode significar a diferença entre aterrar em Marte ou falhar e ficar a milhas», escreve a NASA em comunicado. Com este projeto, a agência pretende melhorar os sistemas de localização no espaço.

  • 333