exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Colunas inteligentes ajudam a chamar ambulância em caso de paragem cardíaca

Investigadores da Universidade de Washington querem aproveitar a capacidade de as colunas de som inteligentes poderem estar sempre à escuta para chamar meios de socorro, caso sejam “ouvidos” sinais de paragem cardio-respiratória.

  • 333

Exame Informática

Um grupo de cientistas da Universidade de Washington desenhou um sistema de Inteligência Artificial, ainda em fase de conceito, que pretende detetar pistas de paragens cardíacas e atuar em conformidade. O sistema tira partido das colunas inteligentes que podem estar sempre “à escuta” e ensina-as a interpretar sinais de alguma complicação cardíaca nos utilizadores. Numa primeira fase, a coluna, através do assistente pessoal integrado, chama por socorro a pessoas que estejam próximas e o passo seguinte, caso ninguém responda, é chamar uma ambulância.

Os investigadores testaram o sistema com diversas gravações, de diferentes telefones e em diferentes colunas, de forma a eliminar os falsos positivos o máximo possível. O sistema foi aperfeiçoado para detetar sinais de complicações ao nível da respiração dos utilizadores à sua volta. A IA teve erros 0,22% do tempo que esteve à escuta de um evento único, mas conseguiu 0% de erros quando escutou os eventos com uma diferença de dez segundos pelo menos, explica o Engadget.

A equipa de cientistas criou a Sound Life Sciences para estudar a abordagem comercial para se vender a tecnologia a fabricantes de dispositivos de saúde especializados. Não é de crer que esta solução apareça nos aparelhos com Alexa ou Google Assistant, dadas as questões de privacidade.

  • 333