exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Cientistas imprimem pele e osso em 3D para os astronautas de Marte

Exame Informática

  • 333

Equipas de investigadores europeus conseguiram imprimir em 3D material como pele e osso humano. A ideia é que os astronautas em Marte usem impressoras destas para tratar pequenas mazelas.

Exame Informática

O projeto da Agência Espacial Europeia e da Hospital of Dresden Technical University, na Alemanha, conseguiu criar amostras de pele e osso humanos em impressoras 3D. Estes foram os primeiros passos para o projeto de bio-impressão 3D que pretende determinar que equipamentos médicos e cirúrgicos devem ir a bordo de uma missão a Marte.

Para a criação da pele foi usado plasma humano como se fosse “bio tinta” e foram adicionados materiais à base de plantas e algas para aumentar a viscosidade do produto final. Para o osso foi necessária «a impressão de células estaminais humanas com uma composição de bio tinta similar, com a adição de um fosfato de cálcio como material de suporte à estrutura e que é depois absorvido durante o crescimento», disse Nieves Cubo, especialista em bioimpressão, citada pela Cnet.

«A capacidade de bioimpressão 3D vai permitir responder a emergências médicas, à medida que surjam no espaço», disse Tommaso Ghidini, responsável pela Structures, Mechanisms and Material’s Division da Agência Espacial Europeia. Neste caso, e se os testes forem bem sucedidos, a aposta passa por levar as impressoras 3D e recorrer a materiais biológicos recolhidos a partir dos próprios astronautas, como é o caso do plasma.

Veja vídes dos dois processos em ação.

  • 333