Uma parceria VISÃO

Veja todos os 4000 exoplanetas conhecidos num curto vídeo

Exame Informática

A NASA preparou um vídeo de pouco mais de um minuto onde mostra as datas em que foram descobertos todos os exoplanetas conhecidos hoje e a sua localização.

Exame Informática

O primeiro exoplaneta foi descoberto em 1992. Daí até hoje, foram encontrados mais quatro mil corpos e adicionados ao catálogo. A última década foi a mais produtiva neste campo, com o Kepler Space Telescope a ajudar a acelerar o ritmo de descobertas, noticia a Cnet. Agora, a NASA apresenta e mapeia todas essas descobertas num único e curto vídeo que ilustra o céu noturno e onde se vê a vertiginosa evolução na década de 2010, com o Kepler.

O legado do Kepler, desligado em 2018, passou para o Transiting Exoplanet Survey Satellite, ou TESS, que já encontrou 700 candidatos a planeta no seu primeiro ano de atividade. O CHEOPS, de European Characterizing Exoplanets Satellite, vai ser lançado até ao final do ano e o James Webb Space Telescope está previsto para 2021, sendo que ambos irão ter a capacidade de determinar a existência de condições de suporte de vida à superfície.