exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Cápsula para missão não tripulada à Lua no próximo ano está pronta

A NASA e a Lockheed Martin aproveitaram o clima de celebração do 50º aniversário da ida do Homem à Lua para anunciar que terminaram os desenvolvimentos na cápsula que irá ser transportada até ao astro já no próximo ano.

  • 333

Exame Informática

A Artemis 1 é a missão que irá levar a NASA à Lua novamente, já em 2020. A ideia passa por uma abordagem de duas fases, com a primeira missão, a Artemis 1, a ser usada para testar a cápsula Orion, o Space Launch System e outros sistemas de suporte. Neste primeiro passo, a cápsula irá ser enviada sem qualquer passageiro a bordo. A NASA e a Lockheed anunciaram a conclusão de trabalhos de desenvolvimento da Orion, ficando a faltar a integração da cápsula com o módulo de serviço e os respetivos testes.

Dois anos depois, em 2022, a agência espacial norte-americana conta enviar a Artemis 2, a segunda missão, desta feita já com astronautas a bordo.

As cápsulas Orion vão ter equipamento de sobrevivência para 21 dias, um cockpit moderno, doze motores e a capacidade de ancoragem automática.

Os cientistas pretendem usar este mesmo modelo de cápsula também para as próximas missões a asteroides e a Marte.

  • 333