exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Exército francês pediu ajuda a autores de ficção científica para prever ataques tecnológicos

A "red team" estará protegida por um estatuto de confidencialidade. Com a nova equipa, o exército francês pretende dotar-se da criatividade que nem sempre abunda na estratégia militar de reação às diferentes ameaças

  • 333

Tem a certeza de que a realidade supera a ficção? O exército francês tem uma opinião um pouco diferente – e acredita mesmo que a ficção pode ser a fonte de inspiração para o que aí vem. De acordo com a BBC, a Agência de Inovação para a Defesa acaba de criar uma denominada “red team” composta por autores de ficção científica com o propósito de imaginar potenciais ameaças tecnológicas que poderão vir a ser lançadas por organizações terroristas ou exércitos de países inimigos.

A nova “red team” será composta por quatro a cinco pessoas que deverão imaginar cenários de disrupção que poderão vir a ser lançados com o recurso às mais recentes tecnologias.

A nova equipa estará protegida por um estatuto de confidencialidade. Com a criação da nova equipa, o exército francês pretende dotar-se da criatividade que nem sempre abunda na estratégia militar de reação às diferentes ameaças.

A “red team” não esgota o potencial de inovação previstas pelos militares franceses. Além de sistemas que bloqueiam drones, e pequenas plataformas voadoras capazes de transportar um operacional, o exército francês tem vindo a estudar o uso de robôs em cenários de combate.

  • 333